Se alguns anos atrás as conversas sobre videoconferência eram apenas realidades projetadas pelos filmes de ficção científica, hoje essa tecnologia está ligada de forma indissociável ao nosso cotidiano. Seja através das redes sociais ou de programas online, agora podemos conversar “cara a cara” com alguém do outro lado do planeta sem nem mesmo sair da cadeira do escritório.

Nas empresas, o uso mais comum é nas reuniões. Imagine, por exemplo, que você trabalha em um local com várias unidades espalhadas pelo país. Fazer uma simples reunião de alinhamento seria um grande desafio, não é mesmo? Só a logística de viagens consumiria tempo e dinheiro desnecessários. Com a videoconferência isso é bem mais simples. Você pode ficar na sua sala e, de lá, comandar todas as reuniões sem problemas.

As necessidades, porém, variam bastante: número de participantes, finalidade da conferência, equipamento disponível. Esses fatores são determinantes na hora de escolher um serviço de videoconferência. Entenda quais os principais formatos que você encontra no mercado:

  1. Ponto a ponto

O termo “conexão ponto a ponto” diz respeito à forma como a rede de dispositivos se comporta, funcionando ao mesmo tempo como cliente e como servidor. Ele liga dois pontos de conexão sem a necessidade de um servidor central para controlar a troca de dados. Esse tipo de videoconferência possibilita a criação de conexões protegidas, seguras e privadas, mas demanda o uso de equipamentos e softwares voltados para essa finalidade.

  1. Multicast

Ao contrário da videoconferência ponto a ponto, aqui é possível fazer a conexão simultânea entre vários pontos com transmissão de áudio e vídeo. A entrega dos dados é feita da maneira mais eficiente possível, o que otimiza a distribuição das informações e agiliza o tráfego de dados. Sua capacidade é medida pelo número de portas (conexões simultâneas) e pela velocidade em cada uma delas. Hoje, este é o método mais escolhido para a realização de palestras e vídeo-aulas.

  1. Mobile

Como o próprio nome diz, esse tipo de videoconferência utiliza aplicativos específicos voltados para smartphones, com a possibilidade de criar conversar multiponto com diversos participantes sem grandes prejuízos para a qualidade da transmissão.

É claro que, por ser um serviço que se baseia na disponibilidade de internet, ter uma velocidade de conexão impacta na qualidade do áudio e do vídeo. Isso pode limitar a sua utilização em alguns lugares do Brasil, mas a crescente distribuição da rede móvel pode ser uma boa solução para o problema.

 

Vantagens da videoconferência

  1. Economia de tempo: Mesmo dentro da própria cidade, os deslocamentos são gastos de tempo consideráveis. Uma das principais vantagens da videoconferência é eliminar essa necessidade de sair da frente do computador para se encontrar com alguém. Para conversar com um empregado de outra unidade da sua empresa, por exemplo, você pode simplesmente parar suas atividades por alguns minutos, ligar o software de videoconferência e conversar. Além disso, esse processo evita atrasos e garante uma maior agilidade para a reunião. Assim os processos continuam ocorrendo e a produtividade não diminui.
  1. Redução de gastos: Este ponto está intrinsecamente ligado com o anterior. Fora a economia feita em deslocamentos ou viagens, há também uma economia de tempo de todos os participantes envolvidos.
  1. Incentivo para melhorias: Reuniões são bons momentos para levantar os problemas e encontrar soluções em grupo. Todos podem compartilhar ideias, planos e ações para contribuir com o crescimento da empresa. Mas para isso ocorrer com eficiência, as reuniões presenciais são fundamentais. É por isso que um software de videoconferência é importante, pois ele permite reunir os empregados, independente de onde eles estiverem. Basta uma boa conexão com a internet para realizar as reuniões.
  1. Compartilhamento de informações em tempo real: Bons softwares de videoconferência oferecem mais do que apenas o compartilhamento de imagem e áudio. Em muitos deles é possível trocar documentos, apresentações e até mesmo mostrar o que você está fazendo em sua tela, de modo a deixar mais clara a mensagem passada.
  1. Registro de informações: Outro ponto interessante sobre as videoconferências é que, por estar em um computador, é possível gravar toda a conversa. Assim fica mais fácil compartilhar os assuntos tratados, podendo funcionar até mesmo como uma ata eletrônica daquilo que foi discutido.

 

Para sua empresa

A videoconferência é uma forma de melhorar a comunicação em todos os sentidos, até mesmo com os clientes, parceiros e fornecedores. Existem diversas ferramentas no mercado para realizar esse serviço e você precisa entender bem qual o contexto da sua empresa e quais funcionalidades você realmente precisa.

 

Se tiver alguma dúvida sobre o assunto, procure os profissionais da Active Solutions. Eles são treinados para encontrar a melhor solução para o seu caso e poderão te indicar o serviço de videoconferência ideal para sua empresa.

Sem Comentários

Comments are closed.

×