Wave 2

Wave 2

A nova geração de wireless vai receber um upgrade. O padrão 802.11ac já foi estabelecido há alguns anos e veio para substituir o antigo 802.11n, com ganhos significativos na tecnologia, na capacidade de transporte de dados e na confiabilidade. Agora a Wi-Fi Alliance, organização responsável pela regulamentação de produtos com conexão sem fio, se prepara para certificar a Wave 2, uma segunda onda que traz novos recursos para o 11ac.

Antes de falar dessas novidades, porém, é preciso relembrar as vantagens trazidas pelo 802.11ac. O principal atrativo foi o desempenho na velocidade de transmissão de dados, que pode chegar a 6922 Gbps, e a possibilidade de transmitir em 5 GHz. O 11ac também possui um maior número de esquemas de codificação (MCSs) e uma longa lista de cenários de modulação.

Além disso, também é possível aumentar o número de dispositivos ocupando um único canal de uma área específica sem reduzir a eficiência do wi-fi, problema que acontecia com frequência em redes de alta densidade. Com o 802.11ac isso é minimizado graças ao aumento da capacidade adquirido em comparação com o modelo anterior.

Outra adaptação importante aconteceu nas entradas e saídas únicas, limitadas a 4 fluxos espaciais simultâneos no 11n. Esse valor dobrou com a nova tecnologia,      o que foi uma forma de aumentar a velocidade máxima de transferência de dados.

As novidades do Wave 2

A principal novidade é a tecnologia de Multi-Usuário MIMO (MU-MIMO), que permite um direcionamento de dados independentes para vários dispositivos. Esse recurso é um avanço dentro do MIMO do próprio 802.11ac, com uma maior efetividade na multitarefa e permitindo que o roteador se comunique com vários aparelhos ao mesmo tempo.

O suporte ao canal 5 GHz também recebeu melhorias. Serão colocados mais dispositivos nos canais extras de frequência, o que possibilita um uso mais eficiente do espectro. A expectativa é de que 96% dos aparelhos conectados até 2020 terão suporte às duas frequências do wi-fi, por isso essa modificação é tão importante.

A outra melhoria diz respeito à largura de banda máxima dos canais, que foi dobrada nessa segunda onda. Se antes era possível chegar a 80 MHz, agora são 160 MHz de banda. A mesma coisa acontece com a velocidade, que passa de 433 Mbps para 866 Mbps, pelo menos na teoria.

Multi-Gigabit Ethernet

Todo esse potencial do 802.11ac Wave 2 encontra um gargalo importante nas empresas: a estrutura de cabeamento existente e a velocidade das portas dos comutadores não deixa ele atingir o seu máximo. A maior parte do sistema atual é limitado a transmitir 1Gbps por 100 metros e, caso esse valor precise ser aumentado, é preciso fazer uma série de melhorias no sistema de cabos.

Esse problema pode ser resolvido com um Multi-Gigabit Ethernet. Ele acaba com o gargalo usando a estrutura de cabos CAT5e ou superior já existentes, podendo aguentar uma transmissão de dados na casa dos 10 Gbps. Isso quer dizer que, além de trazer velocidades maiores, ele também ajuda a proteger os investimentos financeiros que precisariam ser feitos.

Concluindo

Os benefícios obtidos com a certificação da Wave 2 foram mostrados ao longo deste texto. Haverá um aumento da capacidade de transporte de dados, na confiabilidade e no alcance da rede. Mas essas são apenas algumas das vantagens e elas só poderão ser exploradas em seu máximo potencial com o uso do equipamento correto. O Multi-Gigabit Ethernet é quem vai te ajudar com isso, com segurança e velocidade.

Sem Comentários

Comments are closed.

×