Ransomware

Ransomware

O Ransomware traz muitos problemas para usuários de computadores e outros dispositivos há anos, porém nos últimos anos vem trazendo problemas aos brasileiros. O maior problema desse vírus é que ele não faz distinção de público alvo, ou seja, qualquer um pode se tornar uma vítima – seja uma empresa ou uma pessoa comum, que apenas usa o computador para tarefas de seu dia a dia.

Nesse artigo você vai conhecer mais sobre ele, entender do que se trata e aprender a se proteger desse problema que pode acarretar estresse, atrasos e muitos prejuízos para quem se deparar com ele.

O que é sequestro digital

O sequestro digital ou Ransomware é uma nova modalidade de vírus que é utilizado por hackers ou pessoas mal-intencionadas para promover golpes através da rede internet.

Através do sequestro digital a vítima perde o acesso a todos os arquivos que se encontram em seu computador e para revolver esse problema é sugerido a ela, pelos sequestradores, que seja feito o pagamento de um valor alto em troca de uma senha de acesso.

Muitas vezes esse pagamento é solicitado através de Bitcoins, uma moeda online que custa dinheiro de verdade, ou seja, tem valor monetário. Os valores são exorbitantes e a chave de resposta para abrir novamente os arquivos nem sempre funcionam, daí o golpe.

Na prática, uma vez que o computador é infectado pelo Ransomware todos os dados e arquivos – sejam eles documentos escritos, áudios, vídeos, fotos, programas, etc – são sequestrados. Os dados permanecem no computador, porém não podem ser mais acessados, tornando assim a máquina inoperante e inútil.

Como funciona o Ransomware

A contaminação que gera o Sequestro Digital pode acontecer de diversas formas, porém normalmente acontece da forma mais comum: através do recebimento do arquivo por e-mail ou por mensagens de contatos. Outra possibilidade é o recebimento do arquivo escondido em outro arquivo de programa – ao fazer a instalação de um vem o outro.

O arquivo pode vir como forma de anexo a um e-mail, por exemplo, solicitando que seja aberto determinado arquivo. Ao fazer o download e abrir o aplicativo ou documento recebido, ele começa a rodar no sistema operacional. Alguns Ransomwares automaticamente já fecham os arquivos do PC, criptografando-os na hora; outros, porém, demoram dias pois ficam rodando em segundo plano, sem o usuário perceber.

Uma vez instalado na máquina, o Sequestro Digital começa: todos os arquivos existentes no PC são criptografados, ou seja, tornam-se códigos protegidos por senha, impossíveis de serem visualizados, acessados, alterados, excluídos ou enviados. Em meio às mensagens chegará a mensagem que informa a “solução” para o problema: o pagamento do valor de resgate e instruções.

Muitas vítimas do golpe afirmam que as mensagens com valores a serem pagos e formas de pagamento são trocadas via e-mail ou por mensagens de SMS, no celular da vítima. Muitos também declaram que apesar do pagamento a senha enviada não funciona, ou seja, os dados ficam perdidos para sempre.

Formas de se prevenir do Sequestro Digital

Como não existe um perfil ideal ou único para o golpe do Ransomware ou Sequestro Digital, o ideal é que todos os usuários de computadores aprendam a se prevenir contra o golpe.

A boa notícia é que a prevenção desse problema é absurdamente simples e exigirá apenas pequenas atitudes diárias dos usuários, tais como: fazer sempre backup de reserva de seus dados – que pode ser feito em nuvem ou em pendrives, CD’s, DVD’s, HD’s externos, etc – e a utilização de um bom antivírus, sempre atualizado e potente.

Além disso, é altamente recomendado que não sejam abertos e-mails ou anexos enviados por remetentes suspeitos, tais como: bancos, órgãos públicos, lojas online, etc. Caso receba uma mensagem de um contato que costuma conversar, atente-se ao estilo de escrita e linguagem que ele está usando. Caso haja algum anexo nessa mensagem pergunte a ele se foi enviado algum documento antes de abrir, evitando assim problemas maiores.

Por fim, manter o computador sempre atualizado, incluindo o sistema operacional, é essencial, já que os criminosos se utilizam das falhas do sistema para enviar o vírus e sequestrar os dados.

Conclusão

O Ransomware ou Sequestro Digital é um problema que todos os usuários de computadores estão sujeitos a enfrentar um dia. O ideal é aprender a se prevenir, a se proteger contra o golpe, evitando problemas e a perda de dados importantes do seu computador.

Pequenas atitudes diárias ajudam à prevenção e entre elas é importantíssimo a utilização de antivírus de qualidade para evitar o contágio e espalhar o vírus.

Uma vez contaminado, o computador pode ser considerado perdido, necessitando a sua substituição. O problema maior, porém, são os dados que são irrecuperáveis.

Caso você seja uma vítima do golpe, denuncie, porém, o pagamento do resgate é altamente não indicado para evitar a continuidade do crime online.

Sem Comentários

Comments are closed.

×