Ter um firewall na rede da sua empresa é indispensável para se manter a segurança e funcionalidade do ambiente de TI. Se você procura por uma solução de segurança que seja funcional, prática e atenda às suas necessidades, você deve conhecer os tipos mais comuns e investir nesse modelo. É aí que o Next Generation Firewall entra.

Pensando nisso, preparamos esse artigo sobre o NGFW (Next Generation Firewall). Aqui você vai encontrar as principais informações sobre esse modelo de sistema e vai entender o que é, quais as vantagens que ele oferece e quais as principais diferenças entre ele e o clássico UTM (United Threat Management).

Preparado para melhorar a segurança da sua rede?

O que é NGFW?

NGFW é a abreviação para “Next Generation Firewall” (“próxima geração de firewalls”, em tradução livre). A tecnologia leva esse nome pois surgiu depois do UTM (United Threat Management ou Gerenciamento Unificado de Ameaças) que, até então, atendia às necessidades de segurança dos usuários. Mas a forma como utilizamos computadores hoje mudou!

Assim como o nome sugere, o objetivo do NGFW é trazer melhorias aos usuários em soluções que funcionem quando o assunto é sistema de segurança por firewall. Para especialistas da área de Tecnologia da Informação, várias das características e vantagens que ele oferece já eram encontradas em alguns UTM, em modelos variados.

Isso não significa que eles são iguais! Pelo contrário, o Next Generation Firewall chegou ao mercado como uma solução prática e funcional para atender às necessidades dos usuários de UTM que queriam melhor performance.

Mas, qual é o tipo de solução de segurança ideal para a minha empresa? Quais as principais diferenças entre o UTM e o Next Generation Firewall?

Embora sejam duas perguntas separadas, elas se complementam e é importante responder à segunda para que você possa chegar à resposta da primeira.

O UTM e o NGFW são parecidos, pois, eles objetivam a mesma coisa: proteção, solução de segurança. O que os diferencia, portanto, não é o final e sim como funcionam e quais as principais características de cada um.

De forma simplificada, o UTM é um pacote de segurança que oferece antivírus, AntiSpam, filtros de URL que impedem o acesso a determinados IP’s e prevenção de invasão externa. Ele atende bem às necessidades de empresas pequenas a médias, caso não haja ameaças constantes e de alto nível, que necessitem de maiores recursos e funcionalidades.

Já o NGFW oferece todas essas funcionalidades em um nível pouco mais profundo: ele permite o bloqueio de protocolos, acesso por tipo de perfil de usuário, inspeção a cada aplicação, prevenção de invasão e coleta de informações sempre que o usuário o desejar. Contudo, os pacotes de antivírus e AntiSpam devem ser adquiridos separadamente.

Enquanto o UTM oferece um serviço de firewall tradicional, o Next Generation Firewall oferece soluções mais específicas e profundas, buscando suprir as lacunas deixadas pelo primeiro.

Para quem procura maior controle e segurança mais qualificada unida à praticidade de utilização e melhor desempenho, o Next Generation Firewall atenderá melhor às expectativas e suprirá melhor às necessidades.

Vantagens para quem usa

A principal vantagem que o Next Generation Firewall oferece aos seus usuários e clientes é a praticidade na hora de configurar a solução às suas necessidades. Por utilizar tecnologia mais recente do que os modelos originais de UTM e por já terem sido reconhecidas as dificuldades dos usuários, esse modelo é melhor adaptável a quem não possui conhecimentos profundos em Tecnologia da Informação.

A utilização do NGFW é mais prática e funcional pois não exige a inserção de códigos ou conhecimento prévio de IP’s e outros dados para bloqueio de acesso a determinados sites e lugares perigosos dentro da internet. Essa característica, em especial, é muito valorizada pois atualmente um site pode estar hospedado em vários lugares. Além disso, dentro do próprio site, sistema ou rede social existem diversas atividades e nem sempre é viável proibir o acesso a tudo.

Ele também faz a identificação e relaciona a liberação ou proibição de acesso aos usuários e não mais às máquinas ou IP’s. Na prática, isso significa que: em uma empresa onde determinados trabalhadores precisam ter acesso à determinada rede social, porém não devem ter acesso a vídeos ou jogos, por exemplo, ele não terá – mesmo se fizer o acesso de seu celular, tablet ou outro dispositivo. Ele não terá acesso a esses dados, dentro desse perfil, independentemente de qual aparelho utilizar para se conectar.

Outra vantagem que o Next Generation Firewall oferece é que ele realiza inspeção em todos os pacotes dentro da rede, evitando assim que algum usuário ou software ou malware mal intencionado quebre o sistema de segurança, infringido às regras pré definidas pela empresa.

Conclusão:

Para pequenas e médias empresas que buscam soluções completas (soluções 360°), numa única caixa e de fácil administração, que demandem pouco esforço administrativo da TI, recomendamos a utilização de soluções UTM. Agora se sua empresa busca soluções com técnicas avançadas e com inspeções profundas que exigiram soluções com maior robustez você certamente precisa de um NGFW. Agora independente da escolha tecnológica, procure uma empresa que tenha experiência na tecnologia e experiência em implementações, muitas empresas tem adquirido boas tecnologias mas com implementações falhas que além de continuarem expondo sua empresa ao risco de ataques cibernéticos, geram inúmeras dificuldades na manutenção e gerenciamento da tecnologia com implementações complexas, brechas de segurança por falta de conhecimento e não realizarem testes de penetração para certificar de que a política adotada está realmente forte e condiz com as necessidades de sua empresa.

Sem Comentários

You can post first response comment.

Leave A Comment

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.

×