A resposta para essa crescente exigência são os projetos de virtualização dos servidores, que garantem os melhores resultados e agilidade nos processos relacionados à TI. Vivemos um tempo em que as antigas formas de trabalho já não funcionam mais e as novas tecnologias ainda não são simples o suficiente para serem implantadas. Estamos no meio de um processo de evolução e a resposta para tudo isso está na hiperconvergência.

 

Tradicional x Convergente

Antes da virtualização das infraestruturas de TI, a principal forma de se montar um data center era selecionando a melhor combinação entre os componentes de hardware e software. Cada item era fabricado por uma empresa diferente, o que transformava o sistema de armazenamento de dados em uma grande miscelânea de informações, incompreensível em sua heterogeneidade. Também era preciso um investimento constante em novos recursos, o que aumentava os gastos com esse tipo de serviço.

Quando a virtualização foi tomada como padrão pelo mercado, as infraestruturas de TI se adaptaram ao novo cenário. Algumas empresas especializadas em desenvolvimento de redes criaram pacotes fechados para oferecer servidores, switches, storages e roteadores com soluções integradas de segurança em rede. Todos esses componentes ficam reunidos em um equipamento, o que também unifica o gerenciamento em uma única interface. A isso foi dado o nome de infraestrutura convergente.

 

Convergente x Hiperconvergente

A hiperconvergência vem como uma evolução daquilo que é feito na convergência. Os benefícios são semelhantes, mas a mais recente solução em infraestrutura consegue resolver algumas das deficiências que a anterior apresentava, sendo que a principal diferença está na adoção de componentes definidos por software. Veja quais são as principais características deste modelo:

Rápida implantação: todos os componentes são pré-instalados e pré-configurados, então o sistema fica pronto para uso com apenas alguns minutos e ao simples apertar de um botão. Não é necessário integradores de sistemas externos, o que também diminui os custos para as empresas de TI.

Capacidade de expansão: para empresas com rápido crescimento, essa é uma boa notícia. O processo de expansão das infraestruturas hiperconvengentes é simples, pois basta solicitar um sistema adicional e acrescentar novos nós a um cluster comum. E como a arquitetura do sistema faz a integração com o software, os nós são identificados e adicionados de forma automática.

Gerenciamento simplificado: com os sistemas são integrados, não é necessário uma equipe altamente especializada para gerenciá-los. Neste modelo, os profissionais de TI não precisam mais cuidar de diferentes servidores, redes e armazenamento, o que reduz os custos operacionais e de capital.

Soluções em backup: caso o processo de compressão fosse realizado a partir de servidores físicos sustentados pela própria empresa, o consumo de processamento aumentaria e o desempenho dos servidores seria reduzido. Em infraestruturas hiperconvergentes, essa conversão de dados pode ser realizada sem perda de desempenho e com altas taxas de consolidação em armazenamento.

 

Vale a pena migrar?

Se você deseja simplificar o gerenciamento da infraestrutura de TI e gerar mais velocidade nos processos, a mudança é indicada. Como hoje existem muitos softwares hiperconvergentes disponíveis no mercado, escolha aquele que melhor se adequa à realidade de sua empresa. É preciso analisar qual realmente vai transformar seus servidores e sua rede de armazenamento em sistemas simples e práticos. Para te ajudar nesse processo, conte com as especializadas Active Solutions. Nossos profissionais de TI estão preparados para analisar o cenário de sua empresa e propor a melhor solução para seu caso.

Sem Comentários

Comments are closed.

×