As redes se tornaram essenciais para o desenvolvimento de qualquer negócio. Fazer um gerenciamento eficaz desses dados, que aumentaram em volume e complexidade ao longo dos anos, é o básico para garantir a eficiência e a produtividade dos trabalhadores. A todo momento, novas iniciativas surgem para lidar com essa situação, de forma a evitar erros de configuração, ferramentas não integradas e elementos de rede com falhas.

Uma dessas soluções é a Aruba Airwaves. Ela é um sistema de operações de rede que oferece visibilidade granular tanto para as estruturas com fio quanto para as sem fio de qualquer fornecedor, sejam elas com ou sem controlador e passando do antigo wi-fi até as mais recentes WLANs 802.11ac.

O controle é feito por uma interface centralizada, desenvolvida para os dispositivos e aplicativos móveis. Ela possibilita que seja feito um monitoramento em tempo real do desempenho da rede, o disparo de alertas proativos e uma resolução rápida e eficiente dos problemas. Com isso, a área de TI consegue ter todas as informações que precisa para auxiliar o trabalho das empresas.

 

Aruba Clarity

O Clarity é um módulo que pode ser adicionado ao Airwave para analisar proativamente a qualidade da experiência do usuário final. Algumas dessas análises são as das métricas essenciais não RF, que consistem no tempo que um dispositivo móvel leva para se associar a um rádio via wi-fi, autenticar-se em um servidor RADIUS, obter um endereço de IP através do DHCP ou determinar nomes para os serviços de DNS.

Isso dá à equipe de TI a possibilidade de monitorar o sistema de ponta a ponta, com o uso de testes sob demanda ou agendados previamente, evitando que os problemas se tornem ainda maiores.

 

Airwave Glass

Quando é necessário executar várias instâncias Airwave ao mesmo tempo, o Glass permite que os dados de infraestrutura de rede e de reporte/resolução de problemas sejam exibidos em uma mesma tela. O sistema de busca do Glass permite que o administrador de TI possa encontrar a informação que precisa sem vasculhar todo o sistema manualmente. Está disponível tanto para aparelhos físicos quanto para virtuais.

 

Aruba AppRF

Com essa extensão, é possível ter uma visão detalhada de como está o desempenho e o uso de aplicativos móveis e da web. São fornecidos relatórios detalhados de reputação, que permitem realizar ações imediatas contra sites de alto risco e até mesmo controlar o uso do wi-fi por categoria de aplicativo. Além disso, é possível filtrar pela função do usuário, o tipo de dispositivo e a localização para tomar rápidas decisões e proteger os dados da empresa.

 

VirtualRF

É utilizado para processar os dados de cobertura de wi-fi dentro do Airwave, produzindo um mapa de calor de radiofrequência com análises visuais específicas sobre o uso e o desempenho de aplicativos móveis e da web.

 

Airwave em sua empresa

Agora que você já entendeu o que é e como funciona o Aruba Airwave, chegou a hora de pensar na sua empresa. Estude o assunto com calma e conte com os profissionais da Active Solutions para sanar suas dúvidas sobre o assunto. Nossos profissionais de TI serão capazes de avaliar qual sua atual situação e propor o uso adequado da plataforma Airwave para sua empresa.

Sem Comentários

You can post first response comment.

Leave A Comment

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.

×