A forma como as empresas armazenam seus arquivos mudou bastante nos últimos anos. Há pouco tempo, era comum manter as informações gravadas apenas nos computadores pessoais e transferi-las em disquetes ou, mais recentemente, em pen drives e hds externos. Hoje já é relativamente comum as empresas utilizarem aplicações em servidores que podem ser acessados por qualquer terminal autorizado, criando assim um ambiente de rede.

Este cenário, porém, não é mais suficiente para as demandas atuais do trabalhador. Imagine, por exemplo, que você vai fazer uma reunião externa. Se não tiver salvo os documentos em seu computador anteriormente, será impossível acessá-los, pois você não está na rede da empresa. É por isso que a cloud computing, também chamada de computação na nuvem, tem ganhado tanta força nos últimos 10 anos.

O conceito da cloud computing envolve a utilização da memória e da capacidade de armazenamento de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da internet. Ou seja, os arquivos não possuem um lugar fixo de armazenamento (por isso a ideia de uma nuvem) e podem ser acessados e editados por várias pessoas, de diversos locais, ao mesmo tempo. Tudo com a segurança de poder compartilhar apenas com quem você quiser.

Vantagens da computação em nuvem

A principal vantagem da cloud computing está em seu próprio conceito, de poder acessar as aplicações de qualquer lugar que possua conexão com a internet. Porém há outros benefícios:

  1. Simplicidade: a maioria das aplicações pode ser acessada por qualquer sistema operacional ou equipamento, sem se preocupar com a estrutura de hardware, backup, controle de segurança e manutenção. Também não é necessário saber quantos servidores executam uma ferramenta, como é feito o escalonamento, onde está instalado o data center físico. Nada disso realmente importa, já que as aplicações vão continuar funcionando independentes do seu conhecimento sobre elas.
  1. Compartilhamento de informações: o trabalho colaborativo, tão exigido nos dias atuais, se torna mais fácil com a computação em nuvem. Como os arquivos não estão em um único equipamento, podem ser acessados por todos e, em alguns casos, até permitem que as edições sejam feitas em conjunto.
  1. Pagamento: o sistema de cloud computing é vendido como um serviço e, como tal, você paga apenas pela quantidade de armazenamento e processamento que precisar. Além disso, é um produto maleável a ponto de você poder aumentar ou diminuir a capacidade de acordo com a sua necessidade. Se há um pico de visitas em um determinado período do dia, por exemplo, você pode dobrar o processamento de forma simples e só pagar a mais por esse período.
  1. Facilidade de acesso: por deixar seus arquivos na nuvem, é possível acessá-los de qualquer dispositivo com acesso à internet. Notebooks, tablets e smartphones podem ser usados para consultar um arquivo mesmo que você esteja de férias na praia.
  1. Métricas: com os sistemas de computação em nuvem é possível consultar uma série de métricas para saber como o serviço está sendo utilizado. Com esses dados, é possível repensar as estratégias da empresa, mudar a rota de alguns trabalhos e até mesmo entender o seu negócio como um todo.
  1. Segurança em emergências: Boa parte do trabalho de backup e de quedas de servidores é resolvido com a cloud computing. Além de muitos deles guardarem cópias de segurança, se ocorrer algum problema em algum deles, rapidamente seus acessos são redirecionados a outro, normalizando o funcionamento.

 

Tipos de cloud computing

Para selecionar a melhor rede de computação em nuvem para sua empresa, é preciso entender como elas são dispostas no mercado. Existem três tipos principais:

  1. Nuvem privada

É uma estrutura criada exclusivamente para um único usuário, como, por exemplo, uma empresa e suas filiais de negócio. Ela não precisa estar fisicamente dentro da empresa, mas deve estar no mesmo firewall e será gerida por uma equipe de TI interna. O benefício é que a empresa terá total controle sobre seus dados, podendo trabalhar na segurança deles como bem entender.

  1. Nuvem híbrida

O próprio nome dá uma ideia do que podemos esperar desse modelo. Ele é uma junção entre a nuvem privada e a pública, com possibilidade de manter parte dos recursos computacionais dentro da própria empresa e contratar serviços de nuvem pública conforme surgir a necessidade. A vantagem está no equilíbrio de gastos, já que apesar do maior valor despendido com a nuvem privada, os serviços adicionais públicos diminuem o preço final.

  1. Nuvem pública

Este é o mais popular tipo de computação em nuvem. É fornecido por provedores de acesso à nuvem e compartilhado com outras empresas pela internet, sempre com garantia de segurança e limitação de acesso quando necessário. Quem se encarrega pela hospedagem, proteção dos dados, manutenção e gerenciamento da informação é o fornecedor contratado. Sua empresa paga apenas pelos recursos que utilizar, seja em estrutura física ou virtual.

Essa situação faz com que os custos sejam reduzidos, já que os gastos são divididos entre todos os clientes do fornecedor. Outra vantagem é a possibilidade de escalabilidade, já que é possível aumentar a capacidade do servidor a qualquer momento, sem precisar instalar qualquer componente novo na máquina de trabalho.

E você já deve ter conhecido diversas empresas que realizam esse tipo de serviço, mas talvez não soubesse que esse é o nome dado ao que elas oferecem. O Salesforce, o Office 365, a Amazon AWS, a Microsoft e o próprio Google têm seus serviços de cloud computing que podem ser utilizados por sua empresa.

A cloud computing no seu negócio

Agora que você já entendeu o que é a computação em nuvem e quais as vantagens que ela trará para sua empresa, chegou a hora de transformar seu negócio. O primeiro passo é um bom planejamento, que vai definir quais as prioridades na hora de migrar seus arquivos e decidir qual o melhor modelo para o seu caso.

Com isso em mente, é preciso escolher o provedor de nuvem ideal. Pesquise como é feita a segurança dos dados, como funciona a criptografia dos arquivos, o backup e, claro, o suporte técnico. Se precisar de uma ajuda nesse processo, converse com os profissionais da Active Solutions. Eles estão prontos para te indicar a melhor opção e levar seu negócio para as nuvens.

 

Sem Comentários

You can post first response comment.

Leave A Comment

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.

×