Poder escalar quando houver aumento da demanda e encontrar soluções rápidas para os problemas. Isso é o sonho de toda empresa que trabalha com a web, não é mesmo? Esse ritmo de crescimento só pode ser suportado com o apoio de um bom serviço de computação em nuvem. Para isso, uma boa solução apresentada pelo mercado é o MIcrosoft Azure.

A forma mais simples de entendê-lo é como um “sistema operacional online”. A solução da Microsoft para computação em nuvem conta com serviços integrados como análise, computação, banco de dados, serviços móveis, rede e armazenamento. Ou seja, engloba desde websites até o active directory, com banco de dados SQL e machine learning. Também pode ser usado como Infraestructure-as-a-Service (IaaS) ou como Plataform-as-a-Service (PaaS).

Sua principal característica é ser flexível e se adaptar a qualquer linguagem de programação ou sistema operacional, com facilidade para escalar. Possibilita aos desenvolvedores escreverem os sistemas com as ferramentas disponibilizadas pelo sistema, hospedando nas redes corporativas. Apesar do mito criado ao redor dos produtos da Microsoft, que seriam ruins e difíceis para as equipes de programação, com o Azure é diferente. Apesar dos valores não serem baixos à primeira vista, a qualidade e variedade dos produtos compensa.

 

Vantagens do Azure

  1. Qualidade do serviço oferecido

O Azure foi o primeiro provedor de nuvem reconhecido pelas autoridades de proteção de dados da União Europeia por respeitar as rigorosas leis de privacidade da região e por adotar o ISO 27018.

Ao se falar em investimentos, o Azure já está presente em 90 mercados pelo mundo, com investimentos que ultrapassam um bilhão de dólares. Sua capacidade de armazenamento e computação dobra a cada seis meses e, no Brasil, existe um data center em operação e dedicado aos serviços em nuvem.

  1. Contratos e pagamentos personalizados

Com o Azure, você só paga pelos serviços que utilizar, sem mensalidade fixa ou compromisso mínimo. É possível, inclusive optar por planos pré-pagos, desde que saiba exatamente o tamanho da infraestrutura necessária.

Outro ponto positivo é que o teste é gratuito. Basta entrar no site, fazer o cadastro e começar a usar. Para saber o valor que você irá pagar, faça uma simulação na calculadora de preços.

  1. Escalar rapidamente

Quando um site recebe mais visitas do que estava planejado, muitas vezes é preciso ligar para a empresa de hospedagem para garantir um plano maior e liberar os acessos. Com o Azure, isso é feito de forma automática.

  1. Múltiplos servidores

Como são vários servidores disponíveis, aquele que vai realizar a entrega será escolhido de acordo com a localização do usuário. Isso agiliza a entrega do serviço e garante que um site esteja funcionando bem independente de onde a pessoa acessá-lo, seja no Brasil ou na Nova Zelândia.

  1. Diversos serviços

Por ser uma plataforma integrada, o Azure conta com ferramentas ideais para programadores como: Azure Websites, Visual Studio Online (source code control), Virtual Machines (VM), SQL Database, CDN, Backup, API Management, Stream Analytics dentre outros.

 

O Azure no seu dia a dia

Como mostramos neste post, são diversos cenários nos quais o Microsoft Azure se encaixa. Se você é uma startup que busca um ambiente de desenvolvimento, ele disponibiliza. Se quer ganhar dinheiro hospedando sites, é possível. Se é apenas um desenvolvedor freelancer que deseja um espaço de testes online, o Azure também é uma boa opção.

Para saber mais sobre o assunto, procure os especialistas da Active Solutions. Os profissionais de TI são treinados para oferecer as melhores soluções para o seu caso e vão saber te indicar qual o melhor uso do Azure para seu negócio.

Sem Comentários

Comments are closed.

×