Grande parte dos sistemas de armazenamentos atuais ainda são baseados em discos rígidos. Apesar disso, um relatório recente da empresa 451 Research previu o alto crescimento de outra tecnologia: o armazenamento em flash.

O flash é uma memória do tipo EEPROM (Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory), que permite que múltiplos endereços sejam apagados ou escritos em uma só operação. Em outras palavras, ele é um chip que pode ser reescrito e, ao contrário da memória RAM convencional, preserva o conteúdo sem necessidade de fonte de alimentação.

Ele está disponível em diversos tipos de sistemas, às vezes usado com acelerador de I/O (Input/Output) em camadas ou até mesmo como a única camada de armazenamento. É usado, principalmente, em cartões de memória, flash drives USB (pen drives), SSD, MP3 Players, dispositivos como os iPods com suporte a vídeo, PDAs, armazenamento interno de câmeras digitais e celulares.

A história

Tudo começou na década de 1980, quando o Dr. Fujio Masuoka trabalhava para a Toshiba e inventou as duas principais memórias flash: NOR e NAND. Segundo a empresa, o nome foi sugerido por um colega do Dr. Masuoka, que associou o processo de apagamento do conteúdo da memória com o flash de uma câmera.

A invenção foi apresentada em 1984 no International Electron Devices Meeting (IEDM), realizado em San Francisco, Califórnia. Não demorou para atrair o interesse de empresas com a Intel, que lançou o primeiro chip flash comercial do tipo NOR em 1988. Apesar dele levar mais tempo para gravar e apagar informações, fornecia o endereço e o barramento de dados, o que permitia o acesso aleatório a qualquer posição da memória.

Um ano depois, a Toshiba lançou o primeiro chip utilizando o NAND. Hoje, as principais produtoras deste produto são a Intel, Micron Technology, Samsung, SK Hynix, Toshiba e a divisão SanDisk da Western Digital. Já as maiores produtoras da memória em flash NOR são a Cypress Semiconductor, Macronix, Microchip Technology, Micron Technology e a Winbond.

 

Os tipos de armazenamento flash

  1. Sistemas totalmente flash (AFA – All Flash Arrays): são projetados para utilizar e otimizar o desempenho e a capacidade dos meios de armazenamento flash. Incorporam características que raramente são encontradas nos sistemas tradicionais, como redução de dados em linha, perda zero de desempenho em caso de falha crítica ou manutenção e a longevidade ampliada do SSD.
  1. Sistemas de disco rígido atualizados com armazenamento flash: o que ocorre nesse sistema é uma substituição dos discos rígidos por unidades de estado sólido (SSDs), o que colabora para melhorar o desempenho.
  1. Sistema híbridos: são os mais comuns hoje em dia. Usam o flash como cache ou acelerador de I/O para os discos rígidos do sistema. O flash aumenta o desempenho graças ao armazenamento temporário (buffer) das informações salvas recentemente. Também utiliza esse esquema ao buscar e disponibilizar os dados que provavelmente serão procurados em um futuro próximo.

 

Flash x Discos Rígidos

O armazenamento em flash oferece diversas vantagens sobre a feita em disco rígido. Vamos conhecer algumas delas:

– Apesar do custo por gigabyte bruto ser menor nos discos rígidos, os drives em flash oferecem uma performance superior, menor latência, tempo de resposta mais curto e possibilita a redução no consumo de energia;

– Em sistemas empresariais, o flash ajuda a consolidar o armazenamento e diminuir o Custo Total de Propriedade (TCO), cálculo feito para ajudar os consumidores a avaliar custos e benefícios relacionados à compra de componentes para a gestão de TI;

– Menos SSDs são necessários para processar informações e entregar um nível de performance comparável a sistemas que usam discos rígidos;

– As pegadas digitais são reduzidas graças à tecnologia de redução de dados, remoção das redundâncias e compressão em todos os sistemas de armazenamento em flash.

Para sua empresa

Se você se interessou e quer trabalhar com um armazenamento em flash na sua empresa, procure a Active Solutions. O contato com os profissionais de TI treinados vai te oferecer insumos para decidir qual a melhor solução para seu caso.

Sem Comentários

Comments are closed.

×