VMware NSX

VMware NSX

O VMware NSX é uma plataforma de segurança e virtualização de rede para o data center definido por software (SDDC). Ele incorpora as funcionalidades de segurança e de sistema, comumente usadas no hardware diretamente no hipervisor. Com o NSX, a TI pode operar na mesma velocidade que os negócios, sem comprometer a segurança ou a disponibilidade de aplicativos essenciais.

A principal característica dessa plataforma é reproduzir todo o ambiente do sistema de rede no próprio software. Ele faz isso através de um conjunto de serviços e elementos lógicos como firewall, roteamento, balanceamento de carga, alternância, VPN, monitoramentos lógicos e qualidade de serviço (QoS, Quality of Service). Confira abaixo as funções mais importantes do NSX.

– Microssegmentação da rede: Esse processo é feito para reduzir a propagação lateral de ameaças na central de dados. Possibilita a criação de um modelo de segurança mais completo, com políticas automatizadas e granulares vinculadas às máquinas virtuais.

– Mover cargas de trabalho: Com o NSX, as máquinas virtuais e todas as redes de políticas de segurança associadas entre os data centers são movidas em apenas alguns minutos. Não há interrupção no aplicativo em execução, criando centrais de dados ativo-ativo e opções imediatas para recuperação de desastres.

– Tempo de aprovisionamento: Esse processo demora semanas para ser feito, mas é reduzido a segundos com o NSX. As redes virtuais da rede física subjacente são abstraídas e, com isso, há uma maior flexibilidade para executar em qualquer hardware de rede.

– Sistema de rede para software: Isso cria níveis de flexibilidade nunca antes vistos. O modelo operacional de rede da central de dados é transformado, de modo semelhante ao que a virtualização do servidor fez há 10 anos. Isso ajuda seu cliente a perceber o potencial de uma SDDC.

– Integração a produtos de terceiros: O NSX tem uma plataforma que oferece as soluções de sistema de rede e segurança no SDDC. Esses produtos podem ser implantados automaticamente de acordo com a necessidade e adaptados às condições de mudanças constantes no data center.

Pleno funcionamento

A maioria das organizações já virtualizou os componentes de computação em data centers, de 50% a 100% de seus servidores. O armazenamento também está, aos poucos, sendo virtualizado. Essas mudanças são importantes para que as empresas possam aprovisionar aplicativos, migrar sistemas digitais entre data centers e automatizar os processos com rapidez.

Apesar disso, um gargalo ainda impede que esses benefícios sejam sentido na prática: a não virtualização do sistema de rede. Muitos dos benefícios estão atrelados a componentes do data center que demoraram para evoluir e, por isso, o valor total do SDDC permanece indisponível para a maioria das empresas.

Isso quer dizer que aquelas empresas que ainda possuem arquiteturas de rede enraizadas no hardware não conseguem alcançar as velocidades e a segurança das que possuem o sistema de rede virtualizado. A solução para resolver isso é tão simples quanto parece: a virtualização.

Quando os serviços de rede e segurança são migrados para a camada de virtualização do data center, a TI ganha em liberdade. É possível criar, armazenar, capturar, mover, excluir e restaurar ambientes inteiros de aplicativos de forma simples e rápida, com níveis de segurança e eficácia antes inviáveis. O VMWare NSX permite que tudo isso seja feito.

Para encerrar

Como dito ao longo do texto, o VMWare NSX permite reproduzir todo o ambiente do sistema de rede dentro do próprio software, com velocidade, segurança, flexibilidade e, o melhor de tudo, sem precisar de soluções complexas. Usando apenas a virtualização, o VMWare NSX consegue trazer muitos benefícios para sua empresa.

Sem Comentários

Comments are closed.

×