Os dados e informações de uma empresa são alguns dos bens mais preciosos que ela possui. Se antes precisavam ser trancados em grandes arquivos cheios de papel, agora eles podem até transitar livremente pela nuvem. O avanço tecnológico obrigou não apenas repensar a estrutura de armazenamento, mas também em como manter a segurança e a integridade desses materiais.

A solução vem com o aumento da defesa do sistema. Focar em tecnologias que auxiliam no tratamento das informações, de modo a adicionar várias camadas de proteção em profundidade, de forma a colher os melhores frutos.

Nesse cenário, a tecnologia que mais ganhou destaque foi a Data Loss Prevention (DLP), um sistema que monitora e faz o bloqueio das ocorrências que frequentemente resultam em vazamento de informações. Ela pode impedir a perda de dados confidenciais por servidores de arquivos, e-mails, dispositivos USB, smartphones, bancos de dados e muito mais.

Para implantar o DLP em sua empresa, é preciso fazer um estudo detalhado sobre os reais problemas a serem sanados. Esse estudo vai apontar os grandes pontos de vulnerabilidade para que uma solução perfeita para as disfunções evidenciadas possa ser criada.

Só em questão de dados, por exemplo, são três tipos principais descritos pela literatura. O primeiro deles é o “dado em uso”, usado frequentemente por servidores e notebooks em atividades recorrentes de colaboradores. O segundo é o “dado em trânsito ou movimento”, utilizado nas redes de computadores. O terceiro e último é o “dado em descanso”, que fica armazenado em bases de dados ou servidores.

É importante saber isso porque cada tipo de dado exige um tratamento diferenciado. Inclusive existem diversos tipos de DLP para resolver isso, cada um voltado para um propósito específico:

  1. Network DLP: Monitora, rastreia e gera relatórios sobre todos os dados em trânsito na rede, tais como os que estão sendo usados, quem está acessando e para onde estão indo. Ele é integrado aos pontos de saída de dados da rede corporativa e é o tipo ideal para varrer os conteúdos que passam pelas portas e protocolos da empresa.
  2. Storage DLP: Permite a visualização de arquivos confidenciais armazenados e compartilhados com quem tem acesso à rede corporativa. Isso permite identificar os possíveis pontos sensíveis e prevenir o vazamento de informações, sendo uma boa forma de controle para aqueles dados armazenados em nuvem.
  3. Endpoint DLP: É a solução ideal para monitorar os dispositivos removíveis, como pen drives e hds externos. São instalados em todas as estações de trabalho e dispositivos usados pelos funcionários para monitorar e impedir que dados sensíveis sejam vazados de forma acidental ou intencional.

Quem pode usar o DLP?

Toda empresa, de qualquer porte e segmento, pode usar um sistema DLP. Como dissemos no início do texto, ter um sistema para proteção de dados é algo universal e deve ser aproveitado por todas as instituições, sem distinção.

Os benefícios

Ao escolher o DLP para sua empresa, você traz uma série de benefícios. Além de ser um sistema de proteção de dados, ele diminui os riscos de violação do sistema, tem conformidade regulatória e atua na proteção da marca e da propriedade intelectual da organização. Veja os outros benefícios abaixo:

– A proliferação de dados confidenciais nos datacenters das empresas, nos sistemas-cliente, nos escritórios e computadores de usuários finais é reduzida;

– Identifica aqueles os de negócios falhos que transmitem dados confidenciais;

– Faz a definição e a implementação de políticas universais nas empresas;

– Monitora e protege as comunicações de conteúdo sigiloso a sites públicos;

– Ajuda as empresas a estarem em concordância com as regulamentações como PaymentCard Industry (PCI) e lei Sarbanes-Oxley (SOX).

Últimas dicas

O DLP é um excelente sistema para se proteger de ameaças, mas ele sozinho não fará milagres. Todos os usuários devem ser avisados sobre os riscos envolvidos na perda de dados importantes e, claro, precisam ficar atentos às informações fornecidas para evitar vazamentos. É só com essa colaboração que o DLP pode atingir todo o seu potencial e proteger de fato a sua empresa.

Sem Comentários

Comments are closed.

×