Uma coisa é certa: nenhuma empresa consegue mais se manter no mercado sem uma boa infraestrutura de rede. Seja por causa das ações de marketing, da logística ou das próprias ferramentas de trabalho interno, trocar informações de forma rápida, dinâmica e eficiente se tornou uma necessidade básica. Vivemos a chamada “Era da Informação”, tão presente em nosso dia a dia que mal percebemos o quanto somos influenciados por ela.

Nesse cenário, um comportamento que se tornou mais frequente foi o de compartilhar dados. Não é por menos, nós queremos que as informações estejam disponíveis a qualquer momento, o mais rápido possível. As conexões, infelizmente, não acompanharam essa necessidade e deixaram as empresas despreparadas para atender a própria demanda. A solução? Implantar um Sistema de Cabeamento Estruturado (SCE).

Grande parte dos problemas em redes de computadores são fruto da ausência de um bom SCE. Ele é usado para organizar e unificar as instalações existentes com os novos sistemas de cabeamento, usados em residências, indústrias ou comércios. É indicado tanto para redes de dados quanto para redes de monitoramento e sistemas de segurança, comunicação por telefonia e sistemas de automação predial. E tudo é regulamentado por órgãos internacionais, através das pioneiras normas ANSI/TIA 568 e ANSI/TIA 569, que regem os padrões construtivos dos cabos, a performance e a forma como os elementos são encaminhados até a instalação.

Essa tecnologia ainda enfrenta dificuldades no Brasil por conta dos custos iniciais. Os benefícios, porém, compensam. Os valores gastos com as soluções de problemas e com as manutenções frequentes são superiores ao que seria gasto com o Sistema de Cabeamento Estruturado.

Como funciona o Sistema de Cabeamento Estruturado?

O SCE tem sua própria maneira de organizar o fluxo de informações e realizar transmissões entre as partes envolvidas. Essa organização dos dados recebe o nome de topologia e, quando vários computadores são ligados a um equipamento central através de um cabo específico, tem-se a chamada topologia estrela.

Nesse caso, toda a informação passa por uma estação central inteligente. Ela faz a comunicação entre os computadores de forma comutada (switches), com um transmissor envia uma mensagem para um concentrador do tipo switch e direciona a mensagem até o computador de destino. Isso distribui o tráfego e garante que as estações não recebam dados destinados a outras. Mais de uma máquina podem transmitir dados ao mesmo tempo sem que isso prejudique o desempenho da rede e, caso haja problema em um dos nós ou algum computador for retirado, não há comprometimento do funcionamento da rede.

Os padrões de Sistema de Cabeamento Estruturado

Criados para definir as regras, limites e normas, os padrões foram elaborados por profissionais e empresas do mundo inteiro para compatibilizar as tecnologias. É o que acontece com a IEEE, ISO, ANSI/TIA e outras. Grande parte dos sistemas de cabeamento utiliza o padrão Ethernet definido pelo IEEE em suas LANs, principalmente o 802.3, que compõe uma família dentro do grupo 802.

Sobre os cabos, o mais usado no sistema de cabeamento estruturado é o meio metálico, que possui custo de implantação menor. Dentre os tipos disponíveis o mais utilizado nos projetos é o cabo de par trançado, que consiste em dois fios de cobre encapados e enrolados de forma helicoidal, de modo que as ondas de diferentes partes dos fios não se cancelem e tragam uma maior qualidade nas conexões. Dentre os diversos tipos de cabos disponíveis, os mais utilizados pelas redes de computadores são os que possuem 4 e 25 pares trançados com bitolas de 22, 23 ou 24 AWG (unidade de medida de padronização para fios e cabos elétricos).

Além disso, os cabos de par metálico possuem propriedades inerentes e devem ser medidos/certificados por equipamentos do tipo scanner para garantir a qualidade da rede. Ela só recebe a certificação por categoria se os testes estiverem todos dentro dos parâmetros, sempre levando em consideração a real necessidade, aplicação e custo.  Para redes que compartilham serviços distintos através de um mesmo cabo, por exemplo, as categorias Cat.5e e a Cat.6 são as mais recomendadas. No caso de SCE para data center, a recomendação é o Cat.6A blindados.

Por fim

A princípio, pode até parecer que a instalação de um Sistema de Cabeamento Estruturado não é algo tão importante. Mas quando a instalação não é feita ou fica nas mãos de pessoas não qualificadas, uma série de defeitos pode prejudicar o funcionamento do equipamento. Procure um bom profissional e entenda bem quais as necessidades da sua empresa antes de implementar o SCE.

Sem Comentários

Comments are closed.

×