As atuais tecnologias de rede já não suportam mais o grau de exigência dos usuários e das empresas, que surgem com demandas cada vez mais complexas e aumentaram bastante a quantidade de protocolos utilizados. Para completar o problema, essas redes geralmente são desenvolvidas e definidas sem nenhum canal de conexão entre elas, com cada fabricante desenvolvendo seus próprios protocolos proprietários.

É por isso que, quando é necessário escalar e adicionar mais dispositivos, a tarefa se torna hercúlea. Praticamente não existe operabilidade entre alguns fabricantes e, quando é necessário conectá-los, é preciso criar novos aplicativos e protocolos, o que pode ser um processo lento e que inviabiliza a implantação de novas tecnologias em uma planta de redes já existentes. Nesse cenário, testar novas ideias em diferentes escalas é praticamente impossível.

Foi então que surgiu a arquitetura Software Defined Networking (SDN). Ela veio para superar os problemas de switches e routers fechados e de softwares proprietários, permitindo uma separação útil entre os planos de controle e de dados. Em outras palavras, é um sistema que permite que a inovação ocorra de forma gradual e sem interrupções na rede.

A criação de interfaces em SDN só é possível graças à existência de um sistema de controle que permite ao software desenvolvido monitorar, definir e alterar a comutação de rede através de uma interface de programação bem definida. Ao abstrair as funcionalidades físicas de forma unificada, o controlador deixa que se criem aplicações sob medida para cada rede, de acordo com as necessidades de cada uma.

Os benefícios da SDN

Apesar de ser um conceito que já gerou muita controvérsia dentro da comunidade, hoje as pesquisas avançaram a tal ponto que é possível sentir os impactos causados na conectividade entre as redes de computadores e na transmissão de conteúdo.

1. Computação em nuvem
Por aumentarem os recursos de rede e torná-los mais administráveis, as interfaces em SDN trazem facilidade para criar aplicações na nuvem, híbridas e unificadas. Vale lembrar que no centro se encontram os componentes das redes de computadores, que interligam e apoiam os processos realizados nos datacenters.

2. Controle do tráfego
Com a SDN é possível definir as regras do tráfego de rede. Para isso, basta usar o console de gerenciamento de forma a melhorar o fornecimento do conteúdo como um todo.

3. Menores custos
Implantar os SDNs não exige altos investimentos, já que muitos dos recursos são integrados ao sistema operacional de controle ou são disponibilizados de forma gratuita.

4. Disponibilidade do conteúdo
Como as requisições dos usuários estão se tornando cada vez mais complexas, é preciso melhorar o tempo de resposta. Isso é obtido com as SDNs, que elevada a experiência à quase perfeição.

5. Inteligência das redes
A abstração de SDNs traz uma oportunidade única para que os arquitetos de rede consigam criar soluções para diminuir o tempo de inatividade na rede e façam um planejamento elaborado para recuperar dados em caso de um desastre.

A SDN na sua empresa
Caso queira entender melhor como funciona a arquitetura SDN e qual a possibilidade de implementá-la em sua empresa, consulte a Active Solutions. Os profissionais de TI são treinados para identificar as necessidades do seu negócio e fornecer o melhor suporte.

Sem Comentários

Comments are closed.

×