Já conversamos aqui no blog link sobre a história e a importância dos sistemas de monitoramento em circuito fechado de televisão (CFTV). Inicialmente voltados para a proteção das ruas de Nova Iorque, em poucas décadas se tornaram itens de segurança indispensáveis para qualquer ambiente.

Além de permitir a visualização, monitoramento e gravação de imagens em diversos ambientes, o CFTV também age como fator psicológico de inibição dos criminosos e serve como prova em acusações de crimes cometidos. Esses benefícios contribuem para que o uso das câmeras seja algo tão comum em nosso dia a dia, ao ponto de nem notarmos a presença delas.

Apesar disso, a evolução trouxe um problema para os operadores: o excesso de informação. Eles são treinados para monitorar um fluxo modesto de imagens e, à medida que o volume de dados cresce, o profissional fica sobrecarregado. O cérebro humano não consegue processar tantos dados ao mesmo tempo e, aliado aos longos turnos de trabalho, a capacidade de monitoramento fica prejudicada.

Contratar mais pessoas nem sempre é uma opção viável, já que aumenta os custos. Sem falar que após 20 minutos de trabalho, um operador que monitora várias câmeras perde os detalhes do vídeo, chegando a um nível que não faz mais sentido ocorrer a vigilância. Como resolver isso?

Videovigilância inteligente

A solução mais simples é otimizar a análise das imagens de segurança. Os softwares de videovigilância inteligente possibilitam que os fabricantes de equipamentos e integradores de sistema criem soluções de vídeo que veem e processam as informações de forma semelhante ao que faz o ser humano.

Um bom exemplo são, os sistemas de vídeo que distinguem pessoas de outros objetos, como carros ou animais menores. Quando são programados apenas para distinguir os humanos, é possível prever ações suspeitas. Se alguém violar uma regra predefinida (como pular um muro, por exemplo), o sistema identifica essa ação e emite uma série de alertas aos responsáveis.

As vantagens

Menor custo: como o monitoramento é feito de forma inteligente, o gasto com equipamentos e pessoal é menor. Graças aos alertas, não é preciso um operador para cada câmera, o que otimiza a atuação do profissional. Sem falar que o gasto com energia elétrica também diminui, podendo chegar a 60% de economia.

Sem Comentários

Comments are closed.

×