Proteger os computadores, dados, programas e redes dos danos provocados por invasões ilícitas. Essa é a ideia da cibersegurança, um tópico que sempre esteve no foco das empresas que entendem o quanto a tecnologia é importante e pode potenciar os negócios.

Um estudo feito pela consultoria global PWC mostrou que essa é uma preocupação geral, já que 91% das médias e grandes empresas promovem ações para gerir riscos de segurança cibernética. É por isso que queremos fazer algo diferente neste post. Em vez de falar sobre a importância e como promover a segurança em sua empresa, vamos discutir quais os quatro principais desafios a serem enfrentados no futuro da área.

Mineração de dados

A automação e as ferramentas de mineração de dados começaram a ser usadas em larga escala nos dias atuais, graças aos enormes e complexos conjuntos de dados gerados. A busca por profissionais qualificados em cibersegurança vai se intensificar nos próximos anos, atrás de alguém que tenha flexibilidade e possa trabalhar com esse assunto em qualquer lugar.

As médias e grandes empresas devem se atentar à importância de buscar centros virtuais de operação de segurança, com provedores na nuvem. Os funcionários que vão lidar com esse cenário devem aprender as práticas testadas e reconhecidas mundialmente, com estudos certificados por grandes players de segurança cibernética.

Segurança móvel

O crescimento no uso de smartphones e tablets foi acelerado nos últimos cinco anos. Os números foram tão altos que, se o ritmo se mantiver, a empresa de pesquisa Gartner acredita que 80% das conexões de internet sejam feitas a partir de origem móvel até 2025.

Como não poderia ser diferente, o ritmo do uso corporativo também aumentou. A adoção do BYOD, no qual os funcionários levam seus próprios dispositivos eletrônicos para a empresa, foi um dos fatores que mais influenciou a mudança. O novo cenário exige mais atenção com relação à segurança e ao acesso dos dados, em um desafio que é novo para as equipes de tecnologia da informação.

Tudo porque essa demanda vai acelerar a tendência global de uma computação em nuvem. Será preciso criar e implementar práticas e ferramentas para lidar com diferentes tipos de dispositivos, que poderão ser acessados em qualquer lugar, não apenas dentro do escritório. Os departamentos de TI precisarão adquirir mais conhecimento em monitoramento e automatização de processos de segurança.

Tudo terá internet

Se os dispositivos móveis começaram a ser usados no ambiente corporativo, a internet também migrou para lugares em que antes ela não estava presente. É a chamada “internet das coisas”, que liga aparelhos do dia a dia (como eletrodomésticos, meios de transporte, máquinas industriais) à inteligência artificial.

A conectividade está tão espalhada por todos os cantos que fica até difícil entender quais são os reais pontos de entrada e fluxo de dados. Isso ainda pode trazer muita dor de cabeça para as empresas, já que os dados confidenciais vão precisar ser criptografados, o acesso deverá ser restrito e uma supervisão se torna necessária. O desafio das equipes de TI será gerenciar e bloquear o acesso dos dispositivos indesejáveis a redes corporativas sempre que necessário.

Sequestro de dados

Um tipo de ameaça que merece muita atenção são os ataques ransomware, um tipo de malware que criptografa e restringe o acesso ao sistema infectado, cobrando um valor de “resgate” para ter de volta o acesso. Segundo a Kaspersky Lab quase 42% das empresas de pequeno e médio porte (PMEs) foram vítimas desse ataque nos últimos 12 meses. Dentre as vítimas, 34% pagaram resgate e um quinto não foi capaz de recuperar seus dados, mesmo atendendo às demandas dos criminosos.

Os grandes desafios para os próximos anos são aprender a prevenir esses ataques, com a educação dos usuários para evitar vulnerabilidades, e investir na proteção em tempo real, com antivírus, monitoramento do ambiente digital e backup online, por exemplo.

A cibersegurança da sua empresa

Se você quer se preparar para todos esses desafios mostrados no post, procure a Active Solutions. Os profissionais de TI estão preparados para resolver os desafios para o futuro e cuidar da segurança dos dados da sua empresa.

Sem Comentários

Comments are closed.

×