Perder todos os arquivos de um computador pessoal é um sentimento difícil de descrever. São anos de memórias e documentos importantes jogados fora por uma falha qualquer, sem possibilidade de recuperá-los. Mas se ver sem esses dados não é nada perto do que uma empresa pode passar ao perder toda a sua central de informações.

Esse problema pode ocorrer das mais diversas formas, algumas até acidentais. Uma pesquisa feita pela empresa EaseUs mostrou que 44% das perdas de dados ocorreram por ações sem intenção, como apagar arquivos ou partições erradas, má colocação de cartões de memória ou ataque por vírus. Já 32% ocorrem por ações intencionais (como a formatação do disco rígido) e 21% por falhas (no software, HD ou energia, além de corrupção dos sistemas de arquivo do banco de dados).

Para evitar que isso ocorra, a solução é bem simples: fazer o backup dos dados da sua empresa. Ele nada mais é do que uma cópia de segurança de todas as informações virtuais, de modo a evitar a perda de arquivos importantes ou mesmo poder recuperar arquivos que tenham sido alterados de maneira não autorizada. Existem duas formas principais de se fazer o backup: manual e automática.

 

– Manual: Empresas menores e usuários domésticos têm preferência por esse método, que consiste em fazer a cópia dos arquivos de forma manual para um HD que não está em uso. Apesar de resolver o problema imediato, essa alternativa não pode ser considerada uma solução definitiva, já que continua vulnerável a falhas humanas e de equipamentos.

 

– Automática: Esta é a solução mais indicada para profissionalizar o backup dos dados de uma empresa e até mesmo os pessoais. Geralmente ela requer um investimento financeiro, mas minimiza os riscos ao replicar os arquivos e informações em um ambiente externo, seja em um datacenter ou na nuvem.

 

Dentro de cada uma dessas formas de se fazer backup, existem diversas ferramentas que podem ser escolhidas. Quatro delas se destacam, sendo duas manuais e outras duas automáticas.

Os HDs externos e as fitas magnéticas são recomendados quando se pensa no custo e portabilidade. Os HDs, por exemplo, podem ser levados para qualquer lugar, mas, ao mesmo tempo, também podem ser danificados ou extraviados mais facilmente. Já as fitas magnéticas são um dos métodos mais baratos, mas são lentas e não recomendadas para quem precisa restaurar apenas parte de um backup ou fazer alterações constantes.

Na parte automatizada do processo, temos os servidores locais e os serviços na nuvem. Por muitos anos, a escolha das grandes companhias foi realizar o backup em servidores próprios. O custo de instalação é alto, mas garante maior segurança e privacidade à informação. Ele também possibilita uma maior escalabilidade e suporta uma grande quantidade de dados.

Nos últimos anos, porém, o jogo tem virado em favor dos serviços de backup em nuvem. O custo é a principal vantagem, bem mais baixo do que o de servidores próprios. As empresas que fornecem esse serviço também têm garantido conexões seguras e armazenamento criptografado das informações. Além disso, basta uma conexão com a internet para contratar uma ferramenta que pode ser acessada de qualquer lugar do mundo, quando você precisar.

 

Breves dicas

Após tudo que falamos sobre os backups e a importância que eles têm para o bom funcionamento de qualquer empresa, vamos para uma parte mais prática. Reunimos quatro dicas para facilitar sua vida na hora de escolher seu novo sistema de backup.

  1. Atenção ao servidor

Às vezes ocorre do servidor que escolhemos não funcionar quando mais precisamos dele, afinal imprevistos acontecem. Para não ser surpreendido, tenha cópias extras de todos os seus arquivos mais importantes. Com isso, é fácil resgatar o clone do seu sistema operacional e continuar a trabalhar da mesma forma.

No caso de servidores físicos, é necessário ter uma peça de reserva ou um servidor antigo que funcione. Quando a recuperação é feita por um servidor diferente ou localizado em uma rede diferente e fisicamente distante da sede da empresa, fica ainda mais fácil migrar os dados com facilidade e minimizar a perda de dados.

  1. Controle constante

Não adianta nada ter uma alternativa para o backup de seus dados se ela não funciona de fato. Dê preferência para aquelas soluções que emitem relatórios periódicos sobre a condição dos seus arquivos, pois assim você não é pego de surpresa quando precisar.

Além disso, verifique também como é feita a recuperação dos dados do backup. A principal dica é verificar de forma aleatória. Ou seja, pegar um arquivo qualquer e testar o tempo que você leva para recuperá-lo. Isso mostra quais dificuldades você terá se precisar resgatá-lo e te oferece alternativas para agilizar o processo.

  1. Dados essenciais

É possível selecionar quais são os dados essenciais dentre os seus arquivos. Com isso você consegue priorizar a realização dos backups e da recuperação, organizando a rede por ordem de uso ou prioridade. Em caso de incidentes, os usuários vão poder ter esses arquivos mais rapidamente e não vai prejudicar o trabalho de ninguém.

Outra dica para reduzir o tamanho do backup é verificar se há arquivos duplicados ou desnecessários em seu servidor. E lembre-se: boas soluções de backup não devem se preocupar apenas com os dados e informações, mas também com as aplicações.

  1. Configurações

Automação é a palavra-chave em qualquer processo de backup. Isso evita que você gaste tempo e dinheiro excessivos com as configurações de rotina, deixando mais tempo para se preocupar com aquilo que realmente importa.

Também é importante que todos os dados armazenados sejam criptografados, pois isso impede o acesso de pessoas não autorizadas e protege suas informações caso elas sejam interceptadas. Outra configuração importante é da janela de backup, ou seja, o tempo entre um armazenamento e outro. Como os usuários alteram os arquivos o tempo inteiro, é preciso contar com rotinas de backup que salvem os dados continuamente.

 

Considerações finais

O backup é essencial para sua empresa e esperamos que isso tenha ficado bem claro ao longo deste post. Agora é colocar isso em prática. Para te ajudar a definir qual modelo se adapta melhor à sua empresa, conte com os profissionais da Active Solutions. Eles estão preparados para entender sua realidade e propor a melhor solução para o seu caso.

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