No segundo semestre de 2016, o subcomitê de cabeamento de cobre TIA TR-42.7 aprovou quais seriam as especificações para a categoria de cabeamento 8 (TIA 568 C.2-1). Mas qual o impacto disso no desenvolvimento e testes de estruturas?

 

Características básicas

Este é o mais recente sistema de fios de cobre em par trançado, projetado para dar suporte a futuras aplicações IEEE 25GBASE T e 40GBASE T. Foi definido que a Categoria 8 possui uma largura de banda na faixa dos 2GHz (quatro vezes maior do que o especificado para a 6A). Seu principal destino é nas aplicações em data centers, com destaque para as conexões de servidores com velocidade de 25 Gb/s a 40 Gb/s.

Hoje até existem cabos que suportam esse tipo de conexão, como os SFP+ e QSFP+, mas possuem limitação de distância. Enquanto eles podem atingir de 5 a 7 metros, a Categoria 8 pode chegar aos 30, ideal para implementações flexíveis. Além disso, ela é mais simples de ser gerenciada. Ao compartilhar o mesmo conector e poder negociar automaticamente com as tecnologias ethernet existentes, fornece uma maneira de compartilhar os dados sem muitas barreiras.

A Categoria 8 também é um sistema de cabeamento blindado. Nele, os quatro pares trançados são revestidos por uma lâmina que visa eliminar os possíveis ruídos que podem surgir na entrada ou saída dos cabos. Da mesma forma que já acontecia na Categoria 6A, a diafonia entre cabos adjacentes segue como uma das grandes preocupações e exigirá testes ainda mais precisos para conseguir evitar o problema.

Até porque os requisitos para a Categoria 8 são mais rigorosos e o cabeamento blindado pode falhar se não for instalado corretamente ou se a blindagem não for conectada. É por isso que os testes de integridade são tão importantes na hora de instalar esse tipo de cabeamento.

 

E agora?

Com as especificações da Categoria 8 aprovadas, os testes com o ANSI/TIA-1152-A podem, enfim, ser finalizados. Isso ainda te dá bastante tempo para pensar nos prós e contras dessa nova tecnologia, já que não existem componentes e nem qualquer tipo de equipamento 25GBASE-T/40GBASE-T disponíveis para venda.

Mas a necessidade dos cabos de Categoria 8 é justificada graças ao crescente número de portas de alta velocidade embarcados para o mercado. Só os ganhos das com mais de 10 GHz, por exemplo, estão previstos para dobrar e chegar à casa dos 42 trilhões este ano. E esse é apenas um dos fatores que mostram a necessidade de cabos de alto desempenho para suportar o aumento de transmissão de dados através da rede.

Então estude o assunto com calma e conte com os profissionais da Active Solutions para sanar suas dúvidas sobre o assunto. Nossos profissionais de TI serão capazes de avaliar qual sua atual situação e se é possível ou não instalar um sistema de cabeamento da Categoria 8 em sua empresa.

Sem Comentários

Comments are closed.

×