Este assunto veio para ficar.

Novamente estamos diante de uma onda de ataques, poucos meses depois dos estragos provocados pelo Petya/NotPetya, estamos agora as voltas com o Bad Habbit.

O que fica evidente nestes ataques é o seu padrão, mas não estamos falando aqui de códigos, assinaturas digitais ou linguagem.

O que iremos ressaltar é o ponto de intersecção de todos os ataques, a natureza humana.

Sim, o ambiente é de TI.Security

O Mundo é digital, a linguagem é binária e a inteligência artificial, mas o comportamento é humano. A curiosidade, a distração, a pressa e o descuido.

Trata-se de contar com esta natureza, é assim com a maioria dos golpes, sejam no mundo digital, ou no mundo físico, o fator humano é peça fundamental para o sucesso ou fracasso dos golpes.

A começar pelo regramento e disciplina de manter os sistemas e mecanismos atualizados, lubrificados e em ordem, passando pela rotina atenta e minuciosa, em especial em momentos críticos e finalmente pelo comportamento daquele que é o alvo da abordagem. Digital ou não.


Este último terá a chave para permitir o golpe.

É possível se proteger?

Sem dúvida. Além é claro do processo educacional no qual todos os elementos desta cadeia estão envolvidos. Estejamos atentos, as tecnologias de proteção estão levando em conta cada vez mais o comportamento dos usuários. De todos os usuários e até o seu comportamento na utilização da rede.

Segundo análise da Kaspersky, fabricante russa de antivírus, o ataque não usa explorações (exploits). É um drive-by attack: as vítimas baixam um falso instalador Adobe Flash Player de sites infectados e iniciam manualmente o arquivo .exe, infectando os seus PCs.

Vale notar que este é um ataque que funciona em computadores Windows. A Adobe, porém, já anunciou fim do Flash Player para 2020. Em seu lugar, vem sendo usada tecnologia html5.

Ou seja, se você entrar em algum site que solicite a atualização do Flash para ver um vídeo ou ter acesso a algum conteúdo, não a faça via pop-ups do próprio site. Você pode descobrir se está utilizando a versão mais recente no próprio site da Adobe e obter o download seguro e original do Flash caso seja necessário seu uso.

 

Analisando a intenção

Análises cada vez mais detalhadas de dados, interações, trafego e etc., geram informações sobre a intenção, sobre o objetivo daquelas ações. Tornando a leitura mais clara. Pois não importa qual disfarçado esteja o dado, arquivo, imagem, aplicação. O seu comportamento e intenção o identificara.

Esta é a base das novas tecnologias de proteção e será um ótimo complemento a um comportamento de usuário mais atento.

 

Proteções adicionais:

Os produtos da Kaspersky Lab detectam o ataque com os seguintes nomes: UDS: DangerousObject.Multi.Generic (detectado pela Kaspersky Security Network), PDM: Trojan.Win32.Generic (detectado pelo System Watcher) e Trojan-Ransom.Win32.Gen.ftl.

Já nossos clientes com Forcepoint são protegidos contra esta ameaça através do Forcepoint Cloud Security, que inclui o Motor de Classificação Avançada (ACE) como parte de produtos de segurança de e-mail, web e NGFW. O ACE (também conhecido como Triton ACE) fornece análises sem assinatura para identificar intenções maliciosas, incluindo técnicas de evasão para ocultar o malware.

Sem Comentários

You can post first response comment.

Leave A Comment

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.

×