“Depois de migrarmos para o Forcepoint NGFW, estamos agora em conformidade e temos total visibilidade da segurança da informação.”

Diego Cesar Valente e Silva
Diretor da Divisão de Infraestrutura e Redes da IFSP

[vc_tta_accordion active_section=”1″][vc_tta_section title=”Visão Geral” tab_id=”1510077370068-319de232-218e”]

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) é uma autarquia federal de ensino localizada em São Paulo. Foi fundado em 1909 e é reconhecido por sua excelência no ensino publico gratuito de qualidade.

[/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Desafio” tab_id=”1510077370177-e40a9b08-0193″]

Proteger a rede e manter-se em conformidade › Um dos maiores desafios do IFSP é assegurar a proteção da sua rede de TI e seus recursos de comunicação. Isso requer
a manutenção da integridade, confidencialidade e disponibilidade das informações, independentemente de onde estejam localizadas e, acima de tudo, garantir a conformidade com as regulamentações governamentais aplicáveis. Após sofrer diversos ataques do tipo injection e paralisações do sistema por problemas de hardware e bugs,
a equipe de TI decidiu avaliar algumas opções de NGFW (Next-Generation Firewall) disponíveis no mercado.

Retenção de funcionários › O IFSP também descobriu que sua antiga solução de segurança ocupava muito tempo de sua equipe de TI, aumentando a rotatividade dos profissionais.
Utilizávamos uma solução open source e identificamos que ela causava aprisionamento excessivo de nossos técnicos, dificultando a retenção intelectual, já que há uma alta rotatividade de profissionais dessa área tecnológica.
— Diego Cesar Valente e Silva, Diretor da Divisão de Infraestrutura e Redes da IFSP.

Foco nos custos › Silva também apontou a importância de implementar uma solução com o melhor TCO (Total Cost of Ownership). O IFSP tinha um orçamento limitado
e queria uma tecnologia sem licenciamento adicional que não viesse a ter suas funcionalidades interrompidas quando expirasse o tempo de licença.

[/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Solução” tab_id=”1510077806252-6dc444c2-feb4″]

Selecionando e implementando o Forcepoint NGFW › O IFSP publicou o edital e selecionou o NGFW da Forcepoint, pois oferece ampla proteção, alta disponibilidade e flexibilidade, que atendem às necessidades do IFSP. O Forcepoint NGFW integra controle de aplicativos, prevenção sofisticada de evasão e um sistema de prevenção de invasões (IPS) em uma única solução, com implementação fácil e acessível. Tem recurso comprovado para identificar técnicas de evasão avançadas (AETs) e fornece proteção contra exfiltração usando inteligência de aplicativos e endpoints.
A equipe de TI, com o suporte do integrador Active Solutions, iniciou o processo de implementação do Forcepoint Next-Generation Firewall.

[/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Resultados” tab_id=”1510077958960-3a0cc2c5-d7e7″]

Resolução imediata › Durante os 30 dias de operação assistida após a implementação do Forcepoint NGFW, o relatório de incidentes da solução revelou 90% de resolução para incidentes leves e médios e 100% para incidentes graves. Houve uma percepção qualitativa de melhoria em todo o ambiente de computação, já que o antigo Firewall não possuía nenhum tipo de ferramentas de monitoramento.
“Os gestores e diretores, e até mesmo o reitor, têm total visibilidade da segurança da informação por meio de gráficos e estatísticas que incluem a geolocalização de tentativas de acesso ao sistema do IFSP. Isso resultou em uma nova visão do contexto de segurança da instituição, a qual, quando apresentada ao nosso comitê, nos permitiu incluir todos
os campi sob uma única política de gestão e Firewall, mas mantendo suas autonomias de gerenciamento através do SMC Domain.”
— Silva

Reduzindo custos › Silva mencionou ainda o ganho de performance na cibersegurança e também de produtividade da equipe de TI:
“Como a nossa equipe não está mais sobrecarregada com indisponibilidades da rede por paradas de Firewall e com ganhos visíveis na gestão da segurança da informação, pudemos dar continuidade à implementação de QoS, uma melhoria significativa no nosso sistema de videoconferência. Isso reduziu drasticamente nossos custos com telefonia convencional e aumentou a qualidade e disponibilidade de videoconferências, o que, por sua vez, reduziu também nossos gastos com deslocamentos.”
— Silva

[/vc_tta_section][/vc_tta_accordion]
[vc_icon icon_fontawesome=”fa fa-pencil” color=”black”]

Setor
Educação

[vc_icon icon_fontawesome=”fa fa-globe” color=”black”]

País
Brasil

[vc_icon icon_fontawesome=”fa fa-info-circle” color=”black”]

Problema
Atualizando a segurança do Firewall enquanto reduz os custos de infraestrutura

[vc_icon icon_fontawesome=”fa fa-bookmark” color=”black”]

Produto
Forcepoint NGFW

[vc_btn title=”DOWNLOAD PDF” style=”flat” color=”danger” size=”sm” align=”center” button_block=”true” link=”url:http%3A%2F%2Fwww.activesolutions.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2017%2F11%2FIFSP_NGFW_Case_Portuguese_Version_June2017.pdf||target:%20_blank|”]

Sem Comentários

You can post first response comment.

Leave A Comment

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.